Já falei muito do assunto “primeira vez”, é claro que sempre abordando a primeira vez delas, já que sou mulher e costumo dar meu ponto de vista por aqui. No entanto, cada vez mais recebo mensagens de rapazes que querem dicas para deixar de ser virgens com suas namoradas e, principalmente, querem saber como minimizar o desconforto delas, quando virgens também. (Ponto para vocês, rapazes, parabéns!) Cada vez menos os rapazes “vão às putas” como um rito de passagem, buscando envolvimento nesse momento tão especial de suas vidas. Assim como, cada vez mais tem buscado informação para tornar a primeira vez delas prazerosa, o que demonstra cuidado e preocupação. Estariam os homens ficando mais sensíveis? Sei lá… Só sei que acho isso tudo sensacional. Transcrevo abaixo dois questionamentos recentes que exemplificam bem o que estou falando.
“Ola, tenho 18 anos, minha namorada também. Nos amamos muito, e decidimos ser o primeiro homem/primeira mulher um do outro. Tentamos 3 vezes, mas não conseguimos. A vagina dela é apertada, e não conseguimos a penetração. Com tanto rala e rola, duas vezes eu ejaculei muito rapido, e na terceira tava indo bem, mas de todo jeito não conseguimos. O problema é encontrar uma posição adequada, e conseguir a penetração. Como eu faço?”
“Sou virgem e minha namorada também e uma hora vai acabar rolando e quero fazer com que seja o menos ruim possivel para ela (estou conciente de que vai ser mas quero ao menos poder fazer ser o minimo possivel). Então queria dicas de como você gostaria que tivesse acontecido na sua primeira vez, qual o melhor jeito de amenizar a situação… E se existe alguma forma de melhorar a primeira vez para ela, pois tudo o que quero é que seja bom para ela, não me importo de como vai ser para mim :S Poderia me ajudar ?”
E diante destes questionamentos resolvi abusar um pouco do carinho de alguns amigos e pedi ajuda. No melhor estilo Ele Disse / Ela Disse, homens e mulhers que já passaram por esta situação colocam alguns dos seus pontos de vista. É lógico que isso não é receita de bolo e cada um sempre vai encontrar e fazer o seu caminho nesta trajetória sexual, mas é sempre bom trocar experiências, não é mesmo?! No entanto, antes de dicas sobre como fazer, acho que algumas dicas básicas sobre o que não esquecer antes de iniciar uma vida sexual é essencial:
- Deixar de ser virgem não é só fazer sexo, mas sim iniciar uma vida sexual. Ter responsabilidades sobre esta iniciativa é importantíssimo para uma vida sexual saudável.
- Gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (as famosas DSTs entre elas a AIDS) podem acontecer mesmo na primeira vez, portanto, previnir-se usando preservativos não é só básico, como necessário.
- Para as mocinhas é muito importante uma visita ao ginecologista. É muito importante para quem decide ter uma vida sexual ativa o uso não só dos preservativos durante as relações sexuais, mas também o de um contraceptivo (anticoncepcional).
- Não sei em outras cidades, mas aqui no RJ, os Postos de Saúde Municipais tem campanhas de planejamento familiar, que fazem a distribuição de preservativos e anticoncepcionais gratuitamente.