bloggerspicy

sexta-feira, janeiro 21, 2011

demaquilante

Para deixar a pele do rosto sempre bonita e saudável, é preciso cultivar o hábito diário de remover toda a maquiagem, principalmente na hora de dormir. A maquiagem causa uma aparência cansada e envelhecida, além de favorecer a obstrução dos poros e o aparecimento de cravos e espinhas. E uma pele limpa é fundamental para receber qualquer produto. 

Para utilizar o demaquilante é preciso molhar um algodão macio e passar delicadamente na pele em movimentos circulares, sem esfregar, pois o atrito pode machucar a pele. O cuidado com a área dos olhos deverá sempre ser reforçado, para não acelerar o processo de enfraquecimento dos ligamentos das pálpebras, causadores dos famosos “pés de galinha”. 

A escolha do demaquilante ideal
Os demaquilantes em forma de loção, gel e espuma retiram os resíduos mais leves da pele, como restos de batom, blush e sombra em pó. Mas para remover produtos de longa duração e a prova d’ água, procure usar demaquilantes específicos para cada tipo de produto. 

O demaquilante bifásico serve para os olhos e rosto. Possui em sua composição duas fases, uma líquida e outra oleosa, que quando misturadas retiram facilmente qualquer tipo de maquiagem do rosto. A desvantagem do demaquilante bifásico é que por possuir óleo, não é aconselhável principalmente para quem possui pele oleosa. 

Paula______________________________________________________________________________


Já o demaquilante com água termal, além de não possuir óleo, ajuda a acalmar irritações e queimações na pele sem deixá-la ressecada. Porém, como todo produto, ele possui desvantagens: além de possuir um valor mais elevado que os demais, remove maquiagem a prova d’ água com maior dificuldade. Seu procedimento é mais trabalhoso e para o produto sair completamente do rosto é preciso esfregar bastante, o que pode irritar a pele. 

Tipos de pele
Além de conhecer os tipos de demaquilante, também é preciso saber que para cada tipo de pele, existe um demaquilante adequado. Siga as dicas abaixo e escolha o tipo ideal do produto para a sua pele. 

Pele oleosa: o aconselhável é usar produtos que não possuam óleo em sua composição. Procure utilizar fórmulas que ajudam a regular a oleosidade da pele e que tenham ingredientes como o zinco e o ácido salicílico. 

Pele normal e seca: pode-se usar qualquer tipo de demaquilante. Fique de olho na composição, demaquilantes elaborados com uréia, glicerina e semente de uva, são os mais indicados, pois são altamente hidratantes e não ressecam a pele. 

Pele sensível: para quem tem este tipo de pele, o ideal é que tome cuidados redobrados. Opte por um demaquilante específico para este tipo de pele, que não tenha cor e nem perfume. Fórmulas que ajudam a neutralizar possíveis reações e que tenham em sua composição extratos de plantas calmantes como a camomila são ótimos. Os demaquilantes que contém água termal são os mais indicados para quem possui a pele sensível. 

Outras dicas
- Utilize sempre algodão macio e aplique o demaquilante delicadamente sobre a pele para não machucar;
- Escolha o demaquilante adequado para seu tipo de pele e limpe bastante até retirar todos os resíduos;
- Caso fique algum resíduo sobre a pele depois da limpeza com o demaquilante, lave o rosto em seguida com shampoo infantil que não irrite os olhos;
- Ao passar o demaquilante nos olhos, faça movimentos circulares do canto externo do olho em direção ao nariz. Isso ajuda a preservar os ligamentos das pálpebras, que ficam frouxos com o tempo;
- Aplique demaquilante com os dedos nos cílios e massageie antes de passar o algodão. Esse procedimento evita machucar a pele ao retirar o rímel.

Manu